quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Valentine's Day X Dia dos Namorados


O Dia dos Namorados ainda está longe mas anteontem grande parte do mundo comemorou o Valentine's Day ou Dia de São Valentim.

Assim como eu, alguém mais já se perguntou porque duas datas diferentes para uma comemoração tão parecida?

A história conta que o Bispo Valentim lutou contra as ordens do Imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento em época de guerra acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do Imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.

Enquanto estava preso, muitos jovens lhe davam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de morrer, Valentim escreveu uma mensagem de adeus, na qual assinava como “seu Namorado” ou “seu Valentim”.

Considerado um mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte, 14 de fevereiro, foi adotada como Valentine's Day.

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho por ser véspera do dia 13 de junho, santo português com tradição de casamenteiro.

A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim, que nos países do hemisfério norte ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.

Enfim, sejam as origens dessas datas históricas, religiosas ou comerciais; ninguém pode negar que é muito gostoso trocar cartões, presentes e outros mimos com quem se ama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber o que você achou desse post. Comente!