quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Peru - Huaraz e os efeitos da altitude

Huaraz é uma cidade que fica ao norte de Lima e está começando a atrair turistas de todo o mundo pelas belezas naturais dos seus arredores. 


Situada entre as Cordilheiras Branca e Negra, Huaraz ainda apresenta uma infraestrutura precária para receber os turistas, com hotéis simples, poucas opções de restaurantes e operadoras de turismo um tanto amadoras. A simpatia e cortesia da população, entretanto, compensa estas falhas.

Ficamos quatro dias na cidade e fizemos três passeios com a empresa Jhonny Tours, que eu não recomendo!!! Os destinos foram: Laguna Llaganuco, Nevado Pastoruri e Chavín de Huantar.


Com certeza o melhor foi o último, imperdível! 


No passeio do Nevado Pastoruri fizemos uma caminhada de uns 2 km a 5000 metros de altitude. Há a opção de subir um trecho a cavalo, e eu cheguei a desistir da subida a pé pois senti muita dor de ouvido e de cabeça mas quando voltei para a base não havia mais cavalos e retomei a caminhada. Usei fone de ouvidos como protetores auricurales e subi bem devagar. A música ajudou um pouco mas mesmo assim senti taquicardia, falta de ar e dor de ouvido. 


O visual do nevado é demais, mas o mal estar e o cansaço não me deixaram aproveitar muito.

Logo após a descida comecei a sentir fortes dores de cabeça, dor de ouvido e muita náusea. O famoso soroche. Estava melhor em algumas horas, sem precisar de remédios nem oxigênio.

Durante toda a viagem (22 dias) esta foi a única vez que realmente me senti mal, mas mesmo assim todos os dias tomava meu chazito de coca, just in case...

O melhor restaurante que encontramos em Huaraz (infelizmente no último dia) chama-se La Brasa Roja, especializado em parillas mas também serve hamburguesas enormes e apetitosas!

Em um dos passeios que fizemos em Huaraz também provamos o famoso cuy. Eu acho que tem que provar... Não é nenhum manjar dos deuses mas faz parte da viagem. Nós comemos cuy frito mas depois nos disseram que bom mesmo é cuy ao forno. Fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber o que você achou desse post. Comente!