segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Eurotrip 2010 - Parte II

Moulin Rouge ou Amélie Poulin? Traduzindo: Paris para turistas ou alternativa?

Por ser minha primeira vez em Paris, os principais pontos turísticos não faltaram no meu roteiro. Mas eu diria que uma viagem estilo Amélie me agrada muito mais, começando por Montmatre, o bairro onde ficamos...

Fazendo uma pausa para falar de roteiros de viagem, vou dar mais uma dica que na minha opinião é ótima tanto para o planejamento quanto para o aproveitamento da viagem. Entrem num site chamado Trip It onde você coloca todas as informações sobre sua viagem, desde de vôos, reservas de hotéis, trens, dicas de restaurantes e passeios e na hora de viajar é so imprimir e levar. Deixe pra imprimir na véspera da viagem que sai até a previsão do tempo para cada dia! Além disso seus roteiros ficam salvos no site e você pode indicá-los pra pessoas que vão viajar para lugares que você já visitou. Muito bacana!

De volta a Paris, como sempre fazemos na Europa, começamos nossa viagem fazendo o tour gratuito a pé pelo centro, guiado por estudantes que recebem apenas gorjetas no fim do passeio. Já fizemos várias vezes e é sempre muito bom. Não entramos em nenhum lugar mas passamos em vários pontos importantes e as dicas de lugares imperdíveis e principais roubadas sempre são valiosas!

Por falar em dicas, aqui vão as minhas (lembrando que ficamos em Paris apenas 4 dias):

Museus: Louvre e Dorsay. É sempre bom chegar no Louvre na hora em que abre, ir direto à Monalisa (coisinha pequena e sem graça, mas afinal, a gente tá lá pra isso) e depois pegar o mapinha e procurar as coisas que mais lhe interessar. Atenção! Não se iluda achando que você vai acordar um dia no maior pique e andar o Louvre inteiro. Um cara muito desocupado resolveu calcular quanto tempo demoraria para ver todas as obras do museu parando só para ir ao banheiro e dormir e chegou a conclusão de que precisaria de 28 dias, ou seja, selecione! Por outro lado, se você, como eu, não for um aficcionado por pintura, pode chegar no Dorsay às 17h, pagar metade do preço e dar uma voltinha de uma hora pra conhecer de perto alguns quadros de Monet e Van Gogh.

Igrejas: quem me conhece também sabe que não é meu programa preferido, mas é Paris. A Sacre Coeur e a Notre Dame são imperdíveis! Se conseguir subir na Sacre Coeur pra ver o pôr do sol lá de cima então, é de chorar...

Outros passeios "turísticos": Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Opera e Moulin Rouge. Tenho foto de todos mas não subi nem entrei em nenhum deles. Ficará para a próxima.

Passeios "Amélie": Place du Tertre, Mesquita de Paris e Catacombs. Sensacionais!

Vale a pena perder um tempinho: Versalles e Jardins de Luxemburgo. Se já é bonito no outono eu imagino na primavera... Aliás, dizem que a primavera é a melhor época pra visitar Versalhes porque no verão, além de muito cheio, não tem uma sombra pra se proteger do sol. Lá vale a pena pagar por um tour pelos jardins pois cada estátua tem uma história. Caso contrário é só um passeio entre arbustos de formatos bizarros...

Por último a minha parte preferida, as dicas gastronômicas. A primeira coisa: não tome cerveja em Paris, é cara e sem graça. Tome vinho, tome Bordeaux, tome Brouilly, tome o da casa... Vá a um bistrô de esquina e peça sopa de cebola gratinada com queijo de entrada, steak tartar e creme brulé. E não vá embora sem comer os legítimos croque monsieur e macarrons!


New Europe Free Tour: http://www.neweuropetours.eu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber o que você achou desse post. Comente!